Os artistas digitais que produzem conteúdo para engines especializadas em jogos como a Unreal Engine, sabem que boa parte do trabalho nesses softwares é de adaptação. Você precisa criar os modelos 3d em ferramentas como Blender, 3dsmax e outros para depois adaptar o material para o ambiente da Unreal.

É preciso revisar diversos aspectos como materiais, texturas e outros detalhes do projeto. Isso acaba consumindo muito tempo de trabalho em projetos relacionados não só com jogos, mas também arquitetura.

A Epic Games anunciou que a Unreal Engine receberá uma ferramemta chamada Datasmith que promete agilizar essa conversão. Na prática o processo passará a ser automático, e pelos resultados da versão beta o visual será impressionante.

Na imagem a seguir você pode conferir uma comparação entre uma cena criada no 3dsmax e renderizada com o Corona Render (inferior). Passada a cena pelo Datasmith e visualizada na Unreal Engine.

A qualidade visual e detalhes do render criado no Corona são praticamente todos passados para a Unreal.

Por enquanto, você pode fazer o download do Datasmith como parte do programa de beta da Epic Games. As vagas são limitadas, mas ser aceito(a) no programa significa ter acesso gratuito ao software.

O ponto negativo é que depois do período de testes o software provavalmente não será incorporado à Unreal. Será uma ferramenta a parte com licença diferente, precisando ser comparada. A facilidade de converter cenas de modo automático terá um custo para quem quiser economizar tempo com a Unreal Engine.

Para artistas digitais que trabalham com grandes projetos envolvendo muitos tipos diferentes de materiais, objetos e iluminação o investimento e economia de tempo pode valer o investimento. Com apenas alguns cliques de mouse suas cenas podem ser convertivas para o ambiente da Unreal.

Aprenda como funciona a Unreal Engine

Você tem interesse em usar a Unreal Engine, mas não faz idéia e como funciona o software? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com a Unreal Engine para contextos relacionados com jogos e arquitetura: