Os projetos relacionados com a Unreal Engine podem aproveitar uma grande quantidade de material, sejam shaders prontos para esse tipo de propósito ou ferramentas. Essas ferramentas ajudam a reproduzir ambientes e materiais complexos como superfícies de água.

Um desenvolvedor está trabalhando em uma nova opção para simular grandes superfícies de água, e vai compartilhar o material de maneira gratuita no marketplace da Epic Games e também no Github.

Para quem tem interesse em aprender e ajudar no desenvolvimento do material, a opção do Github é a melhor alternativa. Assim você pode consultar os Blueprints usados na construção do material, e quem sabe assim reproduzir ou melhorar o material.

O que são blueprints? Essa é uma forma visual que a Unreal Engine oferece para que artistas 3d possam trabalhar com a criação da parte lógica de jogos e simulações. Você tem a oportunidade de criar scripts e interatividade, sem a necessidade de aprender C++.

É uma opção interessante, pois utiliza um conhecimento comum a todos os artistas digitais nos dias de hoje, que são os Nodes.

Além de representar uma opção realista para simular oceanos, já que a própria ferramenta se chama OceanX, é possível aproveitar a ferramenta para gerar outras superfícies como lagos.

Os controles disponíveis para o material vão permitir configurar diversos aspectos dos projetos. Por exemplo, você poderá trabalhar com ajustes relacionados com a geração automática de ondas para a água.

Como ponto negativo do material, o autor ainda não compartilhou todos os arquivos do simulador de oceanos. Segundo sua própria descrição compartilhada nos fóruns da Epic Games, o material está sendo revisado para garantir que não existem bugs. A conta para o Github até existe, mas não possui nenhum dos arquivos relacionados com o simulador de oceanos.

Caso você tenha interesse em usar a ferramenta, recomendo marcar o recurso nos seus favoritos e retornar depois de alguns dias para o fórum.

Assim que todos os arquivos do simulador de oceanos estiverem disponíveis, compartilho aqui no blog para que você pode fazer o download pelo canal apropriado.

Aprenda a usar a Unreal Engine

Quer aprender a usar a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a Unreal Engine e também blueprints: