As recentes atualizações do Blender Cycles trouxeram diversas melhorias e novidades para os artistas 3D que adotam o software, mas algumas ferramentas e recursos ainda não chegaram nas versões “finais” do software. Um recurso pelo qual sempre perguntam no Cycles é a possibilidade de renderizar imagens usando vários computadores em rede.

Hoje isso é possível para projetos que estejam renderizando múltiplas imagens, em que cada imagem é distribuída para um computador único na rede. Mas, se o seu objetivo é renderizar uma única imagem o Cycles ainda não permite esse tipo de distribuição. Você vai encontrar o render distribuído na lista de desenvolvimento do Cycles (roadmap), mas nada oficial no momento.

Mas, devido à natureza aberta do Blender um desenvolvedor conseguiu encontrar no código fonte do Blender Cycles uma implementação preliminar do render distribuído, que está desabilitada por padrão. Esse mesmo desenvolvedor alterou o código do Blender para ativar a ferramenta, e você pode testar o recurso em um build personalizado chamado Blender Pigeon.

Aqui está uma tela mostrando o render distribuído na interface do Blender.

O Blender Pigeon não foi criado para o propósito de mostrar essa ferramenta em particular, mas servir de base para diversos tipos de testes experimentais no Blender. Seja para interface ou com ferramentas.

Mas, por qual motivo o Blender Cycles teria esse código desabilitado? É bem provável que a ferramenta no estado atual seja instável ou simplesmente apresente problemas de usabilidade. O fato de alguém ter encontrado o código pode apenas significar que alguém já começou a trabalhar no desenvolvimento da ferramenta.

Considerando que o Blender 2.79 está para receber uma versão estável e no começo do próximo ano a versão 2.80 deve aparecer com um código renovado, isso deve fica para as versões 2.8x.

Caso você ainda assim esteja cusioso(a) para testar o recurso recomendo alguns cuidados:

  • Nunca utilizar arquivos importantes sem antes fazer backup
  • Comece com uma cena simples, para avaliar o funcionamento da ferramenta
  • Esteja preparado(a) para instabilidades no render

Pelo menos já temos a certeza de que o trabalho no render distribuído já começou.

Aprenda a renderizar usando o Blender Cycles

Quer aprender a renderizar cenas usando o Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o uso da ferramenta nos mais diversos contextos. Seja para projetos de arquitetura ou animação: