Um dos tipos de modelagem 3d que você não vai encontrar com tanta frequencia é a chamada modelagem tridimensional técnica, que envolve aspectos não relacionados diretamente com o visual dos objetos. Por exemplo, em projetos de arquitetura você vai encontrar com frequencia o visual dos projetos como evidência.

Mas, em determinadas situações será necessário apresentar aspectos técnicos dos projetos. Entre as situações em que esse tipo de elemento se faz necessário são os projetos industriais. Você terá que mostrar nos ambientes as tubulações, aspectos técnicos e outras instalações que geralmente não aparecem na parte visual.

Você tem uma boa biblioteca de modelos 3d e referências para projetos técnicos? Quer adicionar algumas conexões de canos e tubulações em 3D?

Um artista chamado graphicartsattitude compartilhou uma coleção com dezenas desses tipos de objetos 3d no Gumroad. Os modelos 3d estão no formato OBJ, e são compatíveis com os mais diversos softwares 3d. Mas, qual a vantagem em conseguir conexões de tubulações em 3d?

A grande vantagem desse tipo de material é a possibilidade de começar a trabalhar de maneira rápida na modelagem 3d de qualquer visualização técnica. Sem a necessidade de procurar por modelos e padrões relacionados com conexões de tubulações.

É o tipo de coisa que você só percebe que faz falta quando o prazo da modelagem está curto, e a sua falta de prática com esse tipo de objeto acaba demandando um pouco de pesquisa.

Como fazer o download? Para ter acesso ao arquivo de maneira gratuita é preciso visitar o Gumroad. Lá será necessário informar, antes download, o seu email e também um valor para “doar” ao artista. Basta informar zero no campo do valor para começar o download gratuito.

Aprenda a fazer modelagem 3d

Quer aprender a fazer modelos 3d como esses que aparecem nessa coleção de blocos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a criação de modelos 3d para os mais diversos contextos. Além da diversidade de temas é possível também encontrar opções para diversos tipos diferentes de softwares: