A apresentação de projetos para arquitetura envolve geralmente a criação de imagens ou vídeos de modo tradicional. As imagens e vídeos funcionam bem para mostrar os ambientes, mas acabam pecando por não conseguir passar a percepção completa de volume sobre todo o ambiente do projeto. Você acaba visualization apenas partes do projeto de cada vez.

Mas, com a tecnologia e ferramentas que possuímos ao nosso alcance nos dias de hoje é possível ir muito além do que simples imagens bidimensionais. Um exemplo de formato que ganha cada vez mais adeptos na visualização para arquitetura são as no formato 360 graus.

Nesse tipo de imagem seus potenciais clientes tem a oportunidade de visualizar todo o projeto de todas as direções. Ao usar um dispositivo de VR a experiência fica ainda mais imersiva.

Quer um exemplo desse tipo de projeto criado com o Blender?

Um artista chamado jokotriyono compartilhou nos fóruns BlenderArtists um projeto chamado Pantry & Island que mostra a visualização de uma cozinha. Além de ser um excelente exemplo de visualização criada com o Blender Cycles, o destaque do projeto é um render em 360 graus.

Para visualizar o projeto em 360 graus, você pode usar o próprio Youtube como player. Ao abrir o arquivo na versão mobile do Youtube é possível até mesmo usar o acelerometro e giroscópio do celular para direcionar a visão da cena.

Como fazer esse tipo de imagem no Blender? O processo é incrivelmente simples! Ao selecionar o Blender Cycles como renderizador, você só precisa escolher como tipo de câmera a opção panoramic e depois equirectangular.

Depois de fazer isso o Blender irá gerar imagens no formato equirectangular que podem ser configuradas no mesmo tipo de apresentação desse projeto de cozinha.

Para criar essr tipo de imagem são necessários apenas alguns cuidados extras, como aumentar de maneira considerável a resolução das imagens. Quando o assunto são visualizações em 360 graus, você vai precisar de muito mais pixels! As imagens em FullHD jão não vão ser mais suficientes.

Aprenda a apresentar projetos usando imagens em 360 graus

Quer aprender a criar projetos e visualização em 360 graus? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que treinamentos que podem ajudar você. Desde a visualização com o Cycles até a criação de aplicativos em VR: