O Blender Cycles é sem sombra de dúvida um dos melhores recursos adicionados ao Blender nos últimos anos, e que está revolucionando o acesso à tecnologia de renderização realista. Você não precisa adquirir assinaturas ou licenças de uso caras para ter acesso a um poderoso render. Está tudo disponível de maneira gratuita no próprio Blender.

Entre as áreas que se beneficiam com o Cycles é a arquitetura, em particular a visualização de interiores. Com o uso de uma GPU apara acelerar o render, você pode conseguir resultados impressionantes com o Cycles.

Você quer aprender como funciona o render de interiores com o Cycles? Agora no EAD – Allan Brito você conta com o curso de renderização para interiores com Blender Cycles.

No curso você aprende todos os passos necessários para criar imagens realistas de interiores, aproveitando todos os recursos do Cycles. Como o poderoso algoritmo de renderização path tracing e o incrível perfil de cor filmic.

Aqui está a lista com os tópicos abordados no curso:

  • Modelagem de ambientes internos
  • Uso de Add-ons para modelagem
  • Configuração do Cycles para arquitetura
  • Ajustes de iluminação para interiores
  • Simulação de ambientes com luz do dia
  • Uso de materiais e texturas no Cycles
  • Otimização do render para remoção de granulação

O curso começa com a modelagem completa de um ambiente interno, aproveitando as ferramentas de modelagem com precisão do Blender e passando para a criação de elementos como esquadrias. Depois que todos os elementos arquitetônicos estão criados, é apresentada a configuração de materiais e texturas.

Para finalmente renderizar o projeto usando aceleração por GPU e recursos do Cycles para reduzir a granulação das imagens. O algoritmo do Cycles funciona com base em refinamento progressivo, o que acaba gerando imagens com granulação.

Quanto mais tempo você deixa o render processando, menos granulação residual fica visível. Um recurso adicionado na versão 2.79 permite reduzir essa granulação em renders curtos, usando uma técnica chamada denoising.

Para completar, você ainda pode fazer o download de todos os arquivos usados no curso. Inclusive uma biblioteca de móveis e objetos com aproximadamente 400MB em tamanho.

Aprendendo mais do Blender Cycles

Caso você queira complementar ainda mais seus conhecimentos com o Cycles, é possível aprender ainda mais sobre o software usando os seguintes cursos do EAD – Allan Brito: