O uso de tecnologias relacionadas com jogos para apresentar arquitetura é uma tendência sem volta no mercado. Você vai encontrar diversos projetos e exemplos de material criado na Unreal Engine e Unity para arquitetura. Entre os desafios para usar essas plataformas, está a seleção dos assets necessários para adicionar contexto e significado em cada ambiente.

Caso você esteja entre os artistas digitais que fazem uso da Unreal Engine para criar projetos relacionados com arquitetura e design, uma coleção de modelos 3d gratuitos recém lançada pode ajudar muito no seu trabalho. O estúdio AZR Studio  da Holanda compartilhou no seu web site um total de 50 livros próprios para a UE4.

Esses livros ajudam de maneira significativa na ambientação e contexto para interiores. Seja um dormitório ou escritório, você pode usar os arquivos dos livros nesses projetos para adicionar contexto.

Os livros são relativamente fáceis de modelar, sendo a parte mais desafiadora a seleção e preparação das texturas relacionadas com cada objeto. Nessa biblioteca, o artista já fez toda a separação das texturas e preparação do material.

Para fazer o download, basta visitar esse endereço e fazer o download direto! Não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro.

Um detalhe interessante do material, é que você vai perceber que tudo foi criado no Blender. Isso fica evidente pelo formato do arquivo disponível para download.

Isso mostra como o Blender pode ser útil como plataforma para criação de assets relacionados com arquitetura e visualização. Usando o Blender que é gratuito, você pode criar os mais variados tipos de assets para arquitetura e exportar o material para a Unreal Engine.

Aliado ao fato de que para projetos relacionados com design a licença da Unreal também é gratuita, você tem à disposição uma poderosa plataforma para criar projetos de visualização interativa para arquitetura.

Aprenda a usar a Unreal Engine para arquitetura

Quer aprender a usar recursos como a Unreal Engine para projetos de arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam você a usar a Unreal Engine em arquitetura, além do Blender: