Casa em São Paulo usando SketchUp e Blender

Uma quantidade considerável de projetos em arquitetura são desenvolvidos incialmente no SketchUp, devido não só a sua facilidade em criar objetos 3d mas pelas opções próprias para modelagem de elementos geométricos. Mas, apesar dessa facilidade o SketchUp não possui um bom renderizador realista que seja gratuito.

Para os artistas que trabalham com o SketchUp e precisam renderizar seus projetos, é preciso recorrer a opções externas que na maioria das vezes são caras e complexas de usar.

É nesse ponto que o Blender Cycles pode ser um grande aliado! Como é possível pegar projetos oriundos do SketchUp e importar para o Blender sem grandes problemas, você pode renderizar os projetos usando os recursos avançados do Cycles.

Quer ver um exemplo de projeto que foi criado no SketchUp e renderizado no Cycles?

Um artista digital chamado henriquebg88 compartilhou nos fóruns BlenderArtists um projeto em São Paulo, em que a modelagem foi totalmente realizada no SketchUp e renderizada com o Cycles.

Entre as vantagens dessa plataforma para desenvolver projetos de arquitetura está o custo. Com o SketchUp Make você pode fazer a modelagem de elementos arquitetônicos como paredes, telhados, esquadrias e muito mais. Assim que tudo estiver pronto, basta salvar o arquivo no próprio formato do SketchUp e importar para o Blender.

O projeto é a visualização externa de uma edificação que ficou excelente!

Até pouco tempo atrás seria preciso possuir a versão PRO do SketchUp para integrar os dois softwares, mas o desenvolvimento de um Add-on para o Blender que importa arquivos SKP diretamente mudou esse cenário.

Aprenda a usar o Cycles com SketchUp para arquitetura

Quer aprender a usar o Cycles com SketchUp para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra um curso específico sobre o uso do Cycles para modelos oriundos do SketchUp. Você encontra todos os passos necessários para exportar os arquivos do SketchUp até o render final com o Cycles:

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *