Clicky

TexTools: Add-on gratuito para editar mapas UV no Blender

Compartilhe o artigo!

Uma das características que fazem do Blender ser uma ferramenta poderosa para criação de material relacionado com arte digital, é o fato dele ser ao mesmo tempo versátil e também gratuito. Esses são apenas alguns dos motivos que fazem com que diversos artistas acabem migrando de softwares como o 3ds max para o Blender.

O fenômeno estava restrito na sua maioria aos artistas 3d que gostariam de “fugir” dos polêmicos modelos de assinatura. Para conseguir efetivamente trabalhar, muita gente acaba tendo que se comprometer com assinaturas de software. Então, você perde a “propridade” do software.

Muitos artistas acabavam permanecendo com um software por vários anos, sem precisar efetivamente de um upgrade, pois a versão atual acabava sendo mais que suficiente para que seus projetos fossem finalizados.

O fenômeno que começou com artistas 3d, estando eu incluso nessa lista, agora começa a reverberar entre desenvolvedores de plugins.

Você usa o 3ds max? É bem provável que já tenha tido contato com uma ferramenta chamada TexTools. O plugin é um dos mais úteis para o 3ds max para o gerenciamento de texturas no software.

O autor do plugin TexTools para 3ds max fez a convesão do código de MAXScript para Python, e criou uma versão funcional da ferramenta para o Blender! Seguindo a mesma política em termos de licenciamento, a ferramenta é totalmente gratuita.

Para fazer o download do TexTools para o Blender, você pode visitar esse endereço que leva até os fórums BlenderArtists. O autor do script se chama renderhjs. Além de nos oferecer essa incrível ferramenta, o autor se comprometeu também a converter outras de suas criações para o Blender. São diversos plugins para o 3ds max que podem receber versões dedicadas para o Blender.

Com o TexTools você consegue editar e controlar mapas UV para texturas de maneira rápida no Blender. Essa é uma tarefa crítica para todos os artistas 3d interessados em criar cenas realistas no software, especialmente com o uso de materiais no Blender Cycles. Os mapas UV permitem ter controle total sobre o posicionamento das texturas nos modelos 3d.

Já mencionei que o plugin é totalmente gratuito?

Aprenda a trabalhar com texturas no Blender

O uso do TexTools pode ajudar a configurar texturas em modelos 3d, mas ainda assim é preciso conhecer um mínimo relacionado com o uso de texturas para usar a ferramenta. Você quer aprender como funciona a configuração de texturas no Blender?

No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que podem ajudar você a editar e criar texturas para o Blender e Cycles:

2018-03-20T12:53:50+00:00 By |Blender 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comments

  1. Jorge Nelson Martins Fontes 05/01/2018 em 8:03 am

    Oi Allan!

    O “TexTools” deve cair como uma luva para mim tal como o “Sun position”, mas depois que eu os baixei, não consigo instalar nem um nem outro no Blender 2.79. Você poderia me ajudar?
    Desde já agradeço.

    Seu aluno: Barney (Jorge Fontes)

  2. Jorge Nelson Martins Fontes 05/01/2018 em 8:05 am

    Oi Allan!

    O “TexTools” deve cair como uma luva para mim tal como o “Sun position”, mas depois que eu os baixei, não consigo instalar nem um nem outro no Blender 2.79. Você poderia me ajudar?
    Desde já agradeço.

    Seu aluno: Barney (Jorge Fontes)

  3. Fabrício Rabachim 06/01/2018 em 1:05 am

    Olá Allan, estou passando apenas para parabeniza-lo pelo excelente trabalho, comecei acessando seu site por volta de 2011 se não me engano, há 4 anos passei a não conseguir mais acompanhar as novidades de vários sites que gostava, hoje estou fazendo uma pequena limpeza em meus favoritos dos que pararam de ser atualizados, e felizmente entrei aqui e percebi que você continua com a mesma ou até superior qualidade de noticiar novidades da área de CGI, parabéns mais uma vez e espero ainda passar por aqui por muitos anos seguintes 🙂

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.