Um artista digital que tenha começado a trabalhar com visualização para arquitetura antes da “era” digital deve ter experimentado diversas técnicas, e ferramentas analógicas para representar projetos. Desde técnicas baseadas em pintura como aquarela até desenhos simples com lápis. Nesse tipo de produção não temos uma câmera virtual disponível o tempo todo, e o artista precisa passar a impressão de profundidade.

Seja com o desenho dos pontos de fuga ou então com outras técnicas de representação. Em desenho técnico é muito comum recorrer para as chamadas perspectivas isométricas, que são amplamente usadas no desenho de peças mecânicas e design de objetos.

Nos dias de hoje esse tipo de representação perdeu espaço na área de arquitetura, mas ainda é possível encontrar diversos exemplos da sua aplicação. Entre as vantagens da perspectiva isométrica está o fato de não distorcer as linhas e poder ser representada em escala.

Quer um exemplo de perspectiva isométrica para arquitetura produzida com o Blender Cycles?

Um artista chamado joseolmedo compartilhou nos fóruns BlenderArtists um dos seus últimos projetos, que é exatamente uma renderização realista de uma cozinha 3D em vista isométrica. O projeto chama nossa atenção pelo fato de ser em uma perspectiva pouco usual, e também pelo realismo.

Além de apresentar um visual único para esse tipo de projeto, o artista ainda foi gentil o suficiente em compartilhar alguns dos seus ajustes para render e iluminação no fórum. Ao visitar a página você poderá conferir as telas com as opções usadas para o render do ambiente e cenário.

O resultado é uma imagem de excelente qualidade que lembra um pouco o aspecto de um diorama. Aquelas maquetes em miniatura devido ao seu visual reduzido e realista.

É o tipo de projeto perfeito para os artistas que procuram referências relacionadas com perspectivas isométricas, para apresentar o layout de plantas baixas para vendas. A visão isométrica ainda é muito usada nesse tipo de situação.

Aprenda a trabalhar com Cycles para arquitetura

Quer usar o Blender Cycles para arquitetura? O software é gratuito e pode ajudar você de maneira significativa na produção de conteúdo realista para arquitetura. No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que ensinam a usar o Cycles para esse tipo de projeto: