Um dos elementos que ajudam de maneira significativa na criação de ambientes externos, seja para projetos relacionados com jogos ou então arquitetura é a vegetação. Quando você tem limitações relacionadas com a execução de aplicações tridimensionais é preciso recorrer ao uso de texturas. Nas outras situações é possível usar geometria real para criar vegetação, que acaba sendo uma ótima opção para gerar sombras e volumetria.

Existem diversas bibliotecas que ajudam na criação de áreas com vegetação externa, ao oferecer uma grande variedade de opções para gerar esse tipo de vegetação. Mas, você acaba ficando limitado(a) ao que existe na base de modelos 3D para árvores.

Quer fazer as suas próprias árvores 3D usando um software gratuito? Conheça o incrível Tree It que é uma pequena ferramenta especializada na criação de árvores tridimensionais. Entre os pontos fortes do software está a possibilidade de configurar inúmeros parâmetros para as suas árvores, que depois acabam gerando um arquivo 3D.

Além de ser uma opção totalmente gratuita para gerar árvores 3D o Tree It apresenta uma vantagem em relação ao seu funcionamento, que é a criação de arquivos OBJ. Esse arquivo é uma boa opção? Claro que sim! Os arquivos OBJ estão entre os que oferecem a melhor compatibilidade universal entre softwares, sendo aceito por praticamente qualquer ferramenta.

Os arquivos de árvores 3D gerados pelo Tree It ainda podem adicionar nos arquivos OBJ materiais e texturas, que apesar de serem relativamente simples, pode, ajudar de maneira significativa na atribuição de contexto para as árvores 3D.

Essa é uma ferramenta que pode ajudar muito os artista 3D que estão trabalhando com o desenvolvimento de cenários externos, seja para contextos relacionados com arquitetura ou então jogos digitais. Os arquivos OBJ podem ser usados tranquilamente no Unity ou Unreal Engine.

Já mencionei que o software é gratuito?

Aprenda a criar cenários externos para jogos e arquitetura

Quer aprender a usar esse tipo de recurso nos seus projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversas opções de cursos e treinamentos relacionados com a criação de cenários virtuais: