Um dos formatos de arquivos mais populares para fazer transferência de informações entre softwares 3D é o FBX, que é usado de maneira ampla em áreas como o desenvolvimento de jogos digitais. O motivo da sua popularidade é a alta taxa de compatibilidade com diversos softwares 3D e engines gráficas como o Unity e Unreal Engine.

Algumas ferramentas como a Unreal Engine inclusive recomendam que você faça uso do FBX como plataforma de inserção de modelos 3D. Algumas vezes você pode precisar fazer pequenos ajustes em arquivos FBX que estão disponíveis em bibliotecas digitais, como é o caso de personagens e até mesmo objetos 3D.

Para quem não conhece o formato FBX, pode acabar encontrando um pouco de dificuldade em importar alguns arquivos que estão salvos em um formato particular. Quais são os formatos disponíveis para arquivos FBX?

Existem duas variações dos arquivos FBX:

  • FBX ASCII
  • FBX binário

Qual a diferença entre eles?

No caso do ASCII o arquivo FBX é nada mais que um documento de texto simples. Sim, caso você queira é possível até mesmo abrir o FBX em um editor de texto simples. Lá você encontra todas as informações das entidades 3D presentes no FBX. Dados como nomes dos objetos, materiais e hierarquias.

Os arquivos binários não são documentos de texto e tem como objetivo serem interpretados por software. Você não pode fazer a edição deles em softwares de texto.

Qual dos dois é melhor? Para fins de produção você deve sempre preferir o formato binário. Por exemplo, ao importar um arquivo FBX em ASCII para alguns softwares é bem provável que os mesmos mostrem uma mensagem de erro.

No momento em que você for exportar um arquivo FBX com objetivo de passar informações para outro software, é importante marcar o formato como sendo binário para evitar problemas de compatibilidade.

Isso significa que nunca devemos usar os arquivos FBX em ASCII? Claro que não! Sempre que for preciso fazer a leitura de informações desses arquivos como texto puro, você pode gerar os mesmos em ASCII.

Tem como converter arquivos FBX de ASCII para binário? Sim, a própria Autodesk oferece uma ferramenta gratuita para fazer essa conversão de arquivo FBX.

Aprenda a fazer modelagem 3D

Quer aprender a fazer modelagem 3D para jogos, arquitetura e animação? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a criação de modelos 3D para os mais variados fins: