Qual o tipo de projeto mais desafiador de renderizar? Sem os recursos certos e otimizados, os cenários que exigem muitos elementos e representação de vegetação adicionam um componente extra de dificuldade. Sempre que surge a necessidade de representar elementos naturais, você vai encontrar desafios para criar algo realista.

Como estamos muito acostumados em ver vegetação no nosso cotidiano, um pequeno defeito no render já deixa explícito o seu caráter artificial.

Um projeto chamado Rural House mostra todo o potencial do Blender para fazer renderização de paisagens naturais, usando recursos avançados do Cycles. Nesse caso, o render aborda uma residência localizada no meio de um ambiente rural.

Nesse tipo de situação o artista precisa trabalhar com uma quantidade razoável de objetos, técnicas e ferramentas para simular vegetação. Os arredores da casa são cercados de grama, árvores e outros elementos naturais.

De acordo com a descrição do projeto fornecida pelo autor, que se chama Helmy Ardiansyah, cada imagem levou aproximadamente 3 horas para renderizar. A resolução de cada imagem ficou em 2560 x 1440 pixels, o que é bem razoável para a quantidade de informações na imagem.

Casa rural no Blender Cycles

Quer conferir informações adicionais do projeto? Ao visitar a página do artista no ArtStation, você encontra imagens das telas do Blender. Nessas telas é possível conferir os ajustes e posição das luzes usadas pelo artista.

Como ele conseguiu resolver o problema da vegetação?

O próprio artista explica que a vegetação foi baseada em um Add-on gratuito do Blender que cria grama. Tudo compatível com o Cycles. Quer usar o mesmo Add-on? Ele pode ser conferido nesse endereço. O funcionamento da ferramenta é muito simples e consiste no uso e um atalho, para aplicar partículas sobre uma superfície.

Essas partículas estão todas otimizadas com materiais e recursos próprios para simular diversos tipos de grama. É uma opção fantástica para renderizar paisagens naturais com o Blender Cycles.

Aprenda a usar o Blender para arquitetura

Quer aprender a usar o Blender para renderizar arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que abordam o uso do software para esse propósito: