Uma boa coleção de texturas precisa de alguns tipos específicos de superfícies para ser considerada completa. Por exemplo, para projetos relacionados com construção de cenários ou ambientes é muito comum o uso de tijolos. Isso faz com que uma boa seleção de texturas de tijolos seja fundamental para qualquer tipo biblioteca de texturas.

Texturas de tijolos gratuitas em formato PBR

Quer fazer o download de uma pequena coleção de texturas de tijolos gratuitas? Um artista chamado Andrew Alexandrov compartilhou na sua página do Gumroad algumas texturas de tijolos, que podem ajudar artistas digitais nos mais variados projetos. As texturas se enquadram em projetos relacionados com arquitetura, jogos ou animação.

As texturas de tijolos gratuitas estão com excelente resolução, que nesse caso é de 2048 x 2048 pixels. Mesmo tento tamanho apenas mediano, é possível usar sistemas de tiling para repetir as texturas em grandes superfícies.

Texturas de tijolos gratuitas

A licença de uso das texturas é um dos destaques do material, pois o artista liberou o uso das imagens para projetos pessoais e comerciais. Sim, você pode usar as texturas nos seus jogos pagos e também projetos de arquitetura que envolvem pagamento.

Outra vantagem dessa coleção é que o artista preparou as texturas para serem usadas em sistemas de render PBR. O que é um render do tipo PBR? Esse é o acrônimo para Physically Based Render, que nada mais é do que a tentativa de reproduzir superfícies usando informações reais.

Para que isso seja possível, você precisa de um conjunto específico de texturas. Você encontra nessa coleção de texturas de tijolos gratuitas mapas para os canais Diffuse, Specular, Normais e outros. Aqui você encontra outras texturas PBR gratuitas para download.

Caso você teha acesso ao Substance Designer, é possível também acessar o arquivo fonte que gerou as texturas. Assim você pode fazer modificações na estrutura do material.

Lembre que no Gumroad, você precisa informar um valor para o recurso antes do download. Para fazer o download da texturas de tijolos gratuitas sem custo, basta informar zero como valor.

Usando as texturas de tijolos gratuitas

Quer aprender a usar essas texturas gratuitas em diversos softwares diferentes? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que explicam como usar as texturas no Blender, 3ds Max e outros: