Os artista digitais que trabalham com a criação de personagens virtuais acabam desenvolvendo um estilo próprio. Esse estilo serve de plataforma para gerar diversos tipos diferentes de personagens virtuais, que acabam compartilhando pequenos detalhes. Entre os detalhes encontramos estrutura de corpos, cabeça e principalmente olhos.

Para conferir esse “efeito” é só visitar o portfólio de qualquer artista digital que é especializado em personagens. Isso não é de forma alguma uma obvservação negativa em relação ao trabalho do artista, mas uma característica compartilhada com outras mídias.

Observe como alguns ilustradores usam a mesma técnica para reproduzir personagens. Algumas vezes você já identifica o artista pelo estilo usado na ilustração.

Isso também acontence em personagens tridimensionais. Um exemplo disso é o trabalho do artista Ucraniano Nazar Noschenko, que compartilhou um dos seus últimos projetos nos fóruns BlenderArtists. O projeto se chama Puma Girl.

Design personagens

É um estilo visual único que mistura traços de ilustração japonesa com aspectos cartunescos.

Ao visitar o portfólio do artista, que deixou links na própria mensagem do fórum, você vai perceber que seus outros personagens compartilham as mesmas características. Os olhos são grandes e bem expressivos, acompanhados de grande detalhamento nos cabelos e modelagem das roupas.

Apesar de não apresentar todo seu projeto de criação no fórum, o artista publicou um vídeo que mostra como ele fez a configuração do cabelo para essa personagem. A técnica é muito interessante e pode ajudar na criação dos seus próximos personagens.

Por qual motivo ele chama esse projeto de Puma Girl? Simples, devido ao detalhe que ele adicionou nos tênis usados pela personagem.

Além de ser um incrível trabalho de arte digital usando o Blender, você pode aproveitar esse material para se inspirar no desenvolvimento dos seus próprios personagens. A dica é seguir essa mesma linha de desenvolvimento para personagens. Quando você conseguir desenvolver seu próprio estilo para representar personagens, o trabalho de criação ficará mais fácil.

Aprendendo modelagem e render com Blender

Quer aprender como trabalhar com modelagem e render de personagens no Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos treinamentos e cursos que podem ajudar você a começar: