As texturas são parte fundamental de qualquer biblioteca de recursos para produção de arte digital. Seja para criar maquetes eletrônicas, jogos ou animações. Você vai precisar de boas texturas para conseguir representar algumas superfícies nos seus projetos.

Quer fazer o download de 111 texturas gratuitas que podem ajudar em projetos de jogos, arquitetura e animação? Um website chamado Duion agrega diversos recursos, entre eles texturas, que podem ser de grande ajuda nesse tipo de projeto.

Um dos pontos positivos dessa coleção de texturas gratuitas é que o autor do website liberou a cópia do material, sem a necessidade de fazer nenhum tipo de cadastro. Sim, o download das texturas é feito de forma direta. Basta escolher a categoria e o recurso que você quer copiar.

111 texturas gratuitas

A resolução das texturas é bem razoável e fica em 2048 x 2048 pixels para a maioria das imagens. Ao fazer o download do material, você vai perceber que existem mapas de texturas para os canais Diffuse, Normal e Specular. Isso não classifica as texturas como do tipo PBR, mas já é uma grande ajuda.

Além das texturas tradicionais, você também encontra uma categoria chamada de Texture Photos que é um apanhado de forografias, que mostram algum tipo despecífico de supercífie.

Essas imagens não são necessariamente texturas, mas sim fotografias que podem ajudar na extração de material para criar texturas. A coleção de imagens nessa categoria é bem extensa, e pode ajudar na criação de novas texturas.

Principalmente se você tem algum conhecimento relacionado com o uso do Photoshop ou GIMP.

A licença de uso das texturas é excelente! Todo o material está disponível em creative commons zero. Isso significa na prática que é tudo de domínio público. Você pode usar nos seus projetos comerciais sem nenhum tipo de restrição.

Caso você queira adicionar ainda mais texturas na sua coleção, visite esse artigo para fazer o download de texturas do tipo seamless.

Usando as 111 texturas gratuitas

Quer aprender a usar essas texturas gratuitas no seu próximo projeto, mas não faz idéia de como começar? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar no entendimento e aplicação dessas texturas em jogos, arquitetura e animação.

Aqui está a lista com alguns dos cursos recomendados: