Já faz um bom tempo que ao vermos notícias relacionadas com o uso do Blender em projetos comerciais, sempre vinha aquela sensação de surpresa. Mas, esse tempo já passou e o softwate é hoje uma realidade em diversos mercados.

É uma alternativa viável para uma grande quantidade de empresas e profissionais que criam conteúdo. Como é o caso do projeto que compartilho com você hoje.

Uma grande fabricante de material esportivo está usando o Blender como plataforma para produzir publicidade no Japão. A ASICS do Japão usou o Blender para criar os efeitos em um vídeo promocional de uma das suas últimas linhas de calçados esportivos.

Para entender melhor a participação do Blender no comercial, assista ao vídeo:

Em quais partes o Blender foi usado?

Um dos artistas digitais responsáveis pelo uso do Blender no material mandou uma descrição do projeto para a BlenderNation. Segundo o artista, a única parte real no vídeo são os atores.

Todo o resto do conteúdo do vídeo é produzido com o Blender! Desde a fumaça colorida que foi gerada usando partículas, até mesmo os cenários que são rederizados com o Blender Cycles. Para atribuir maior realismo ao projeto eles usam o incrível perfil de cor filmic do Blender, que aumenta de maneira significativa o dynamic range.

O uso do Blender ajudou muito a parte de filmagem, pois a equipe que lidava com os atores podia trabalhar sem a fumaça para atrapalhar a captura das imagens. Tudo foi adicionado depois na fase de pós-produção.

Como esse tipo de material consome muita memória, pois a fumaça é pré-processada para animação, foi necessário renderizar tupo pela CPU. Mesmo usando placas de vídeo como a GeForce GTX 1080ti a memória seria pequena. Eram necessários 22GB de memória para consguir processar as partículas da fumaça.

Esse é um excelente exemplo da aplicação do Blender em projetos no mercado publicitário e também do seu potencial.

Outros exemplos mais antigos que talvez você não lembre, é o uso do Blender no filme da Mulher-maravilha e também Warcraft.

Aprenda a usar o Blender

Quer aprender a usar o Blender para seus projetos? O EAD – Allan Brito possui um conjunto de cursos sobre o software que pode ajudar em muito no seu aprendizado.

Aqui estão algumas sugestões de cursos, inclusive alguns deles relacionados com o uso de partículas e render: