Um termo muito comum em diversas bibliotecas e conteúdo relacionado com texturas é o chamado PBR. O que ele significa? A sigla identifica contéudo relacionado com o termo Physically-Based Rendering que identifica render baseado em física real.

Existem diversos softwares que suportam esse tipo de render não só para gerar imagens, mas até nos ajustes dos seus materiais com a possibilidade de usar mapas de texturas dedicados. Por exemplo, é possível usar mapas para luz visível e outro para reflexões.

Mas, como é que a criação de mapas PBR funciona?

Caso você esteja estudando e pretenda expandir seus conhecimentos na área, um livro gratuito pode ajudar no entendimento dos materiais PBR.

Um artista técnico da Allegorithmic publicou em 2014 um livro que explica todo o conceito dos materiais PBR.

Ao longo dos últimos anos o material recebeu diversas atualizações e esta nesse momento, sendo vendido em cópias físicas no stand da Allegorithmic na GDC 2018 em São Francisco.

Mas, você sabia que é possível fazer o download do material em formato PDF de maneira gratuita? Isso é possível graças ao projeto Substance Academy da Allegorithmic.

Livro gratuitos PBR

Ambos os títulos estão disponíveis apenas em inglês.

Aqui estão os links para download:

Livro gratuito sobre PBR – Volume 1

Livro gratuito sobre PBR – Volume 2

Apesar de estarem em inglês apenas, é possível aproveitar o conteúdo mesmo que seja usando tradutores na web. Para quem está cursando uma graduação e precisa de material para embasar seus trabalhos acadêmicos, é uma fonte de informação muito valiosa.

No volume 1 você encontra uma descrição detalhada sobre como funcionam os materiais PBR e o processo necessário para criar esse tipo de shader. O segundo volume já aborda o funcionamento dos materiais PBR no Substance Designer, que pode ser uma ótima referência para quem deseja aprender essa ferramenta.

Já mencionei que os livros são gratuitos?

Aprendendo a usar materiais PBR

Quer aprender como funcionam esses materiais PBR na prática? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que abordam o uso desse tipo de conteúdo no Blender Cycles: