Um dos recursos que temos compartilhado com nossos leitores ultimamente no allanbrito.com são as bibliotecas de móveis, que geralmente aparecem em múltiplos formatos de arquivos. Mas, algumas vezes esse material acaba sendo compartilhado pelos autores apenas no formato do 3ds Max.

Quem já tentou fazer a conversão de arquivos max sem o uso do 3ds Max, precisou de muita paciência para descobrir depois de muito tempo que nem com outros softwares da Autodesk é possível importar o material.

Você basicamente precisa do 3ds Max para conseguir importar arquivos no formato max.

Será que existe solução? Já faz algumas semanas que publicamos uma dica que recomenda um serviço que faz a conversão de arquivos max sem o 3ds Max. Esse serviço é o Yobi 3D. Nele você pode fazer o upload de arquivos até 40MB no formato max, que podem ser convertidos para FBX ou OBJ.

Mas, será que o serviço funciona mesmo? Para testar o procedimento, resolvi fazer um teste com o mesmo usando uma coleção de móveis que só está disponível em formato max. No caso, essa coleção de móveis para escritório do artista Roman Levo.

Convertendo arquivos max sem o 3ds Max

Ao fazer o download dos móveis, você vai perceber que o material está distribuído em vários arquivos max. Isso facilita muito o nosso trabalho de conversão. O motivo disso é o limite de tamanho para os arquivos max, que é de 40MB para que o Yobi 3D possa fazer o processamento.

O primeiro passo é pegar um dos objetos e fazer upload para o serviço. No meu caso escolhi como formato de saída o OBJ.

Convertendo arquivos max sem o 3ds Max

Depois acione o botão “convert” e aguarde. Em alguns casos o processo pode demorar vários minutos. Se aparecer uma mensagem dizendo que a conversão falou, recomendo começar novamente. Nos meus testes com o serviço, algumas vezes o processo apresentou falhas, mas na segunda tentativa a conversão foi realizada com sucesso.

No final você vai ter um link para download do objeto convertido para OBJ.

Convertendo arquivos max sem o 3ds Max

Com o arquivo no formato OBJ fica fácil de importar o material para qualquer software! Aqui está um dos componentes importado diretamente para o Blender.

Convertendo arquivos max sem o 3ds Max

Assim você consegue aproveitar material do 3ds Max diretamente no Blender.

Criando modelos 3d

Quer aprender a trabalhar com modelagem 3d? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com modelagem 3d para os mais variados propósitos. Seja com o 3ds Max, Blender ou SketchUp: