Qual é o item mais importante em uma imagem relacionada com visualização para arquitetura? Algumas pessoas podem afirmar que é o realismo ou a qualidade dos objetos adicionados na cena. Quando o objetivo da imagem é ajudar na venda de um projeto, o uso de escalas humanas é fator decisivo.

Isso permite que qualquer pessoa tenha noção clara do tamanho dos ambientes e escala do projeto.

Uma das formas mais eficientes de adicionar escalas humanas em projetos é usando um tipo especial de textura chamada de cutout. Essa textura apresenta uma pessoa que está já “recortada” e com o fundo da imagem transparente. Assim você pode aplicar a mesma como textura em planos, e misturar a mesma com a cena 3d.

O resultado é que você terá pessoas reais mescladas com uma renderização.

Quer fazer o download de oito dessas texturas próprias para projetos de restaurantes e bares? O pessoal do VISshopper compartilhou no web site deles um pequeno conjunto de imagens com esse tipo de temática.

As pessoas estão todas separadas e prontas para uso em qualquer software 3d. O download dos arquivos é direto, sem a necessidade de fazer nenhum tipo de cadastro. Basta clicar no botão de download para começar a copiar os arquivos.

O conjunto completo de arquivos possui aproximadamente 200MB em tamanho.

Um dos destaques da coleção é o fato dos arquivos possuirem uma excelente resolução. Cada imagem está com 3000 pixels de largura em média, o que permite mover a câmera muito próximo de cada textura sem grandes distorções no material.

Você encontra entre as texturas imagens de pessoas sentadas, comendo e bebendo. Ações típicas de frequentadores de bares e restaurantes, que pode ajudar muito na atribuição de contexto em imagens renderizadas.

Se você está planejando começar um projeto que utiliza esse tipo de temática, recomendo muito o download dessa coleção. Além de ser gratuita, oferece boa qualidade para as texturas.

Quer ainda mais dessas imagens? Veja essa coleção gratuita com 200 texturas de pessoas no formato cutout.

Usando e criando texturas para arquitetura

Quer aprender como criar texturas para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ensinam a trabalhar com a criação de texturas e imagens para projetos em arquitetura: