Os recursos que geralmente são compartilhados aqui no blog algumas vezes possuem links usam serviços como Dropbox ou Google Drive como fonte. Apesar de oferecerem opções seguras e rápidas para download, o material acaba ficando indisponível depois de um tempo.

A razão para isso é que os serviços acabam cortando o compartilhamento devido ao alto volume de tráfego. Por esse motivo, sempre recomendo fazer o download o mais rápido possível.

Entre os recursos que sofreram desse tipo de corte está uma coleção de texturas e materiais para a Unreal Engine. O arquivo original tinha 3.3GB em tamanho com link para o Dropbox. Pouco tempo depois o link foi removido.

Depois de um tempo o recurso voltou a ser compartilhado com duas novas opções de download! Uma para o Google Drive e outra usando o serviço de downloads Mega.

220 texturas seamless gratuitas

Esse pacote apresenta nada mais do que 220 texturas do tipo seamless em excelente resolução (2048 x 2048). Se você estiver interessado(a) nas texturas, recomendo fazer o download do material que está no Google Drive pois ele está completo. O arquivo no Mega apresenta apenas os materiais da Unreal Engine.

Para conseguir as texturas, você precisa extrair o arquivo ZIP e procurar pela pasta “ProjectFiles” e dentro dela existe outra pasta chamada Materials. Lá estão todas as 220 texturas gratuitas no formato PNG.

Entre as opções de texturas existentes no material você encontra recursos para criar tijolos, concreto, pedra e muito mais. A quantidade de texturas é ideal para aplicar em jogos ou arquitetura.

Se você trabalha com a Unreal Engine, o arquivo já apresenta shaders com materiais prontos para o software.

Usando as 220 texturas gratuitas

Quer aprender a usar essas texturas gratuitas no seu software preferido? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam no uso desse material: