O Blender apresenta uma gama impressionante de recursos para os artistas digitais que escolhem o software como plataforma de criação. Além de ser uma ferramenta capaz de gerar gráficos 3d realistas, é possível também criar jogos e animação 2D. Sim, animação 2D usando o Grease Pencil.

Na próxima grande atualização do Blender o Grease Pencil vai receber diversas melhorias e recursos, para tornar o software ainda mais atrativo para esse tipo de produção.

Quer ver um exemplo de como as animações 2D são criadas no Grease Pencil? O animador Daniel E. Lara, que é um dos responsáveis pela evolução do Grease Pencil criou uma pequena animação chamada Hero como prova de conceito.

O resultado é impressionante. Assista o vídeo até o final para conferir um pequeno “Making Of”.

Se você quiser aprender como o Grease Pencil funciona, temos um curso completo sobre ele no EAD – Allan Brito.

Por qual motivo alguém iria usar o Blender para fazer a produção de material relacionado com animação 2D? Existem diversas vantagens em usar o Blender para esse tipo de produção. A primeira delas é difícil de bater, que é o custo. O Blender é totalmente gratuito e de código aberto.

A segunda vantagem é a possibilidade de integrar seus projetos de animação em um ambiente totalmente tridimensional.

Mas, as animações não deveriam ser 2D?

O render e estilo usados nas animações são bidimensionais, mas o ambiente em que você cria o material é totalmente tridimensional. Como vantagem desse tipo de plataforma você tem uma câmera virtual livre, que pode se movimentar para qualquer direção.

Além da câmera você pode “brincar” com o posicionamento e criação de cenários que só aparecem para a câmera. Se você assistiu ao vídeo até a sua parte final, algumas imagens mostram um pouco da produção. Inclusive algumas telas do Blender com a momtagem final do projeto.