As texturas desempenham papel fundamental em qualquer projeto relaiconado com arte digital, sendo que a sua produção é demasiadamente trabalhosa. Se você tiver oportunidade de montar uma boa biblioteca de texturas, seus projetos acabam sendo concluídos de maneira mais rápida.

O motivo para isso é simples. Você passa menos tenpo pesquisando por texturas e mais horas trabalhando na parte visual dos seus projetos.

Quer fazer o download de 100 texturas PBR gratuitas em 8k? Um estúdio chamado Struffel Productions recentemente montou uma biblioteca chamada CC0Textures. Nessa biblioteca eles oferecem texturas para os mais variados tipos de propósito.

100+ texturas PBR gratuitas em 8K

As imagens são todas gratuitas e você sequer precisa fazer cadastro para conseguir fazer o download. Os links para copiar os arquivos são diretos.

A resolução das texturas PBR gratuitas é excelente! A maioria dos arquivos apresenta opções múltiplas de download como 4k e até mesmo 8k. Qual o tamanho da resolução 8k? São absurdos 7680 x 4320 pixels.

O grande destaque das texturas é que todas elas são do tipo PBR. Isso significa que cada textura é formada por múltiplos mapas que podem gerar materiais realistas.

Outro ponto positivo dessa coleção de texturas PBR gratuitas é sua licença de uso. Nesse quesito as texturas PBR gratuitas são inclusive melhores do que coleções pagas de imagens. Quando você adquire texturas em coleções pagas, é bem provável que não seja possível redistribuir o material.

Por exemplo, ao criar um jogo ou animação interativa você não pode distribuir as imagens nos seus projetos. Isso limita bastante o seu uso, apenas para fins de renderização.

Ja com essas texturas PBR gratuitas você tem uma licença do tipo creative commons zero. Isso significa na prática que o material é de domínio público. Você pode usar as imagens para qualquer propósito, inclusive podendo redistribuir todos os arquivos sempre que desejar ou precisar.

Aprendendo a usar as texturas PBR gratuitas

Quer aprender a usar essas texturas PBR? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam no uso desse material, seja usando o Blender ou mesmo engines 3d para jogos: