Depois de ler o título desse artigo e ver que você pode fazer o download gratuito de 414 modelos 3d do tipo kitbash, você provavelmente está se perguntando: o que é um modelo kitbash?

O termo é muito comum entre pessoas que praticam o modelismo. A melhor descrição para a prática é a da montagem de novos modelos com base na utilização de peças reaproveitadas. Por exemplo, você pega múltiplos kits existentes e aproveita as peças para criar algo novo.

A mesma coisa pode ser aplicada em modelagem 3d, principalmente quanto tratamos de modelagem de máquinas e objetos.

É quase como um LEGO para artistas 3d. Você pega diversas peças já existentes e vai montando tudo até conseguir criar algo novo.

Um artista 3d chamado Andrew Averkin, compartilhou na sua página do Gumroad um conjunto com nada mais do que 414 modelos 3d para trabalhar com kitbashing. Todos os objetos possuem modelagem já no formato hardsurface com bordas bem definidas, para facilitar a criação de objetos baseados em máquinas.

414 modelos 3D gratuitos do tipo Kitbash

Para deixar o material ainda mais acessível, os modelos 3d estão disponíveis em múltiplos formatos como FBX, OBJ e MAX. A média de download para cada um deles é de 300MB. A coleção completa nos três formatos se aproxima de 1GB em tamanho.

O autor não especifica na licença o uso do material para fins comerciais, mas libera o uso de maneira geral para as pessoas que queiram usar o material para criar as mais variadas peças 3d derivadas.

Como fazer o download gratuito? No Gumroad você precisa informar “preço justo” mesmo para os itens marcados como gratuitos. Para fazer o download sem custo, basta informar zero como valor para o item.

Aprendendo modelagem 3d

Quer aprender modelagem 3d? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com modelagem 3d que podem ajudar você no uso desse tipo de recurso.

Aqui estão os cursos disponíveis: