O projeto do Blender 2.8 está avançando para se tornar um dos mais transformadores em relação aos recursos do software. Ainda me recordo da época em que a primeira grande transformação do software aconteceu na transição entre as versões 2.49 e 2.50. Foi uma época em que o software foi reformulado e muita coisa mudou para melhor.

Recursos removidos

Entre as novidades anunciadas nos últimos dias estão a remoção de dois recursos antigos do software:

  • Blender Internal Render
  • Blender Game Engine

Sim, você não leu de maneira equivocada. O renderizador padrão do Blender 2.8 será o Eevee e não mais o Blender Render. Outra mudança é a retirada da Blender Game Engine. Você não vai mais encontrar a Game Engine no software na versão 2.8!

Essas alterações foram realizadas para acelerar o desenvolvimento da versão 2.8. A Game Engine pode voltar no futuro, mas provavelmente como um modo interativo do Eevee. Isso vai depender de algum desenvolvedor que se comprometa com o projeto, para criar uma nova ferramenta interativa no Blender.

Por enquanto, a melhor alternativa é recorrer a outras engines de código-aberto como o excelente Godot. Ele possui uma licença aberta compatível com a App Store e Play Store, assim você pode desenvolver seus jogos para dispositivos mobile.

Atualizações na interface

Outra novidade no desenvolvimento do Blender 2.8 é a reformulação de algumas parte da interface, principalmente a barra de ferramentas. É aquela barra aberta com a tecla T na 3D View. Essa barra está ganhando ícones e um novo layout.

Você vai ter opção de alterar a maneira com que a barra exibe as ferramentas, mas o layout já oferece um feedback visual muito mais interessante do que o existente. Os ícones em tamanho avantajado e com design flat atribuem um aspecto moderno à interface.

As ferramentas e alterações na interface ainda estão em desenvolvimento, mas apresentam um excelente conjunto de novidades para o software.

O sistema de atalhos de teclado permanece inalterado.

Quando o Blender 2.8 será lançado? O software ainda está em desenvolvimento e tem previsão de receber versão beta no segundo semestre de 2018.

Workshop gratuito de Blender 2.8

Quer começar a aprender as diferenças entre o Blender 2.7 e 2.8? No EAD – Allan Brito você encontra um workshop gratuito sobre a nova versão do software, que será atualizado em breve para refletir as mudanças no desenvolvimento do software.