O GIMP é a melhor alternativa para editar e manipular imagens entre as opções de código aberto. O software possui um longo histórico de atualizações e melhorias nesses últimos anos, principalmente no que se refere à interface e também usabilidade. Essas são as duas áreas que geravam mais críticas ao GIMP.

Na nova versão do software você encontra temas para a interface com quatro opções:

  • Escura (Default)
  • Cinza
  • Light
  • Sistema

A interface recebeu melhorias estéticas também.

Agora existem conjuntos de ícones padrão que são consistentes, mesmo que você troque o tema os ícones permanecem.

Outro ponto de destate é a preparação da interface para resoluções HiDPI. O que é isso?

Quando você adquire um monitor para editar suas imagens em formatos 4K ou 5K, que provavelmente são os monitores que os leitores do allanbrito.com possuem, agora você pode ajustar o tamanho dos ícones.

Ao abrir o software nesse tipo de resolução os botões ficam minúsculos. Agora é possível alterar a sua escala.

Agora, uma das novidades mais aguardadas é o esperado novo motor gráfico GEGL image processing library. Que adiciona diversos recursos ao GIMP. Esse motor gráfico já está sendo implementado desde a versão 2.6.

Entre os benefícios estão o uso de multiprocessamento, suporte para aceleração por GPU e diversos outros recursos.

Se você é usuário do GIMP a atualização é mais do que recomendada.

Como fazer para usar essa nova versão do GIMP? Você pode visitar a página oficial do GIMP para fazer o download, que é totalmente gratuito assim como o Blender.

Aprenda a usar o GIMP

Quer aprender a usar o GIMP para editar e manipular imagens? No EAD – Allan Brito você encontra um curso básico gratuito e outro mais avançado, ensinando como aproveitar os recursos do software para trabalhar com as mais diferentes formas de imagem: