Quando você cria qualquer projeto que precisa posteriormente ser adaptado para ambientes de realidade virtual, é bem possível que todo o material tenha que precise de muito trabalho de adaptação. Mas, dependendo do ambiente em que seu projeto será realizado a reformulação completa é praticamente inevitável.

Existem alguns software que conseguem fazer a otimização dessas cenas que podem ajudar muito na transição, economizando tempo valioso de trabalho.

É o caso do Seurat, que para felicidade de diversos profissionais que trabalham com produção de material em VR, se tornou gratuito e de código aberto.

Mas, o que faz o Seurat exatamente?

O funcionamento do software é simples e muito eficiente. Com base na premissa que projetos em realidade virtual acabam sendo visualizados em apenas um ponto, e com mobilidade reduzida o software faz uma reprodução da cena.

Ela é montada novamente usando apenas planos e projeções. É maquiavelicamente simples, pois a cena acaba sendo reduzia apenas a alguns planos que passam a idéia de profundidade.

A animação a seguir em GIF ajuda a entender melhor o projeto.

No final do processo você poderá pegar cenas que são incrivelmente complexas e passar as mesmas para projetos de realidade virtual.

Como instalar o software? Ele é um plugin que funciona no Unity, Unreal Engine e também Maya. Nesses respectivos softwares você pode aplicar o conceito da otimização das cenas para realidade virtual e conseguir grande redução na quantidade de informações necessárias para apresentar ambientes 3D.

Isso é importante para alguns dos recém lançado dispositivos de realidade virtual independentes, como é o caso do Oculus Go, que funciona de maneira muito semelhante ao que encontramos em um celular.

A versão do plugin para o Maya é escrita em Python e sendo de código aberto não seria surpresa alguma ver uma implementação da mesma no Blender.

Aprenda a fazer projetos em realidade virtual

Quer aprender a criar projetos em realidade virtual? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que ajudam na criação de soluções VR para a gerar aplicativos dedicados e também VR na Web: