A edição de vídeos pode ser uma tarefa que exige muito de qualquer equipamento, principalmente se você já adotou padrões como o 4K e 8K para seus projetos. Mas, existe uma categoria de vídeo que adiciona uma camada adicional de complexidade, pelo simples fato dos softwares não estarem totalmente preparados para lidar com seu formato.

Estou me referindo aos vídeos em 360 graus usados para criar simulações em VR. Os vídeos nesse formato geralmente possuem tamanho considerável e exigem ferramentas especializadas para conseguir editar e manipular seu conteúdo, que é uma projeção planificada de algo que é tridimensional.

A empresa BorixFX desenvolve um plugin chamado Continuum VR que é especializado nesse tipo de edição. O software geralmente custa US$ 199,00 e está gratuito até o final de Maio. No momento em que esse artigo está sendo publicado, você tem aproximadamente 15 dias para fazer o download do software.

Ele funciona com Adobe Premiere, Adobe After Effects, Final Cut e Vegas. Esses são os software mais conhecidos da lista de compatibilidade.

O software consiste em um total de cinco filtros que ajudam você na edição e criação de vídeos destinados para material em VR. Esses são os cinco filtros disponíveis:

  • VR FLICKER FIXER: Algumas câmeras que capturam vídeos em 360 graus acabam adicionando no material um efeito indesejado de "flickering" que pode ser removido usando esse filtro.
  • VR SHARPEN: Se a resolução dos vídeos acabar resultando em imagens sem nitidez, é possível aprimorar os vídeos usando esse filtro.
  • VR BLUR: Com essa opção de filtro você pode adicionar efeitos de profundidade nos vídeos, recomendo o foco em partes específicas do projeto.
  • VR INSERT: Já precisou adicionar textos ou elementos em vídeos VR? Usando esse filtro você poderá adicionar legendas e outros elementos nos seus vídeos em 360.
  • VR REORIENT: O último filtro da nossa lista é especializado em reorientar e ajustar aspectos dos vídeos que podem impactar na sua apresentação.

Gostou dos filtros? Aproveite para fazer o download gratuito do Continuum VR até o final de Maio (2018), pois depois dessa data só comprando o software por US$ 199,00.

Aprenda a fazer edição e animação para vídeo

Você tem interesse em aprender como funciona a edição e manipulação de vídeo digital? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a criação desse tipo de material: