O Blender 2.8 está trazendo diversas novidades relacionadas não só com recursos, mas também na sua interface e modo de funcionamento. É uma evolução semelhante a que presenciamos quando o software fez a mudança das versões 2.4 para 2.5, que na época apresentou a interface como conhecemos hoje.

Entre as novidades está um renderizador em tempo-real que substitui o Blender Interna que está presente no software desde os seus primórdios.

O Eevee está mudando a maneira com que trabalhamos no Blender e adicionando a possibilidade de ter imagens renderizadas de maneira praticamente instantânea.

Quer aprender como funcionam diversos desses recursos? No EAD – Allan Brito você encontra agora um Workshop gratuito sobre Blender 2.8, que acabou de ser atualizado.

A primeira edição do Workshop ainda apresentava a interface antiga do Blender 2.8, quando o mesmo ainda estava sem reformulações relacionadas com a barra lateral de ferramentas e até mesmo o novo Workbench.

Para fazer o workshop e assistir aos vídeos que apresentam os novos recursos do Blender 2.8, você pode visitar esse endereço e fazer seu cadastro. Já estão disponíveis cinco aulas que mostram desde as mudanças na interface, Eevee, Workbench e coleções.

O foco do Workshop é apresentar as mudanças do software em relação ao que já existe no Blender hoje.

É sempre bom lembrar que você deve usar o Blender 2.8 com cautela no momento, pois o mesmo está em constante evolução e o software não está sequer em estágio beta.

A previsão é que até o final do ano você já tenha versões beta da ferramenta para usar com mais segurança em ambientes de produção.

Por enquanto, é sempre bom recorrer ao Blender 2.79 como opção para usar em projetos sérios. Por exemplo, algo que você precise entregar como um projeto comercial ou então trabalhos educacionais pelos quais você será avaliado(a).

Quer aprender como funciona o Blender de maneira geral? Aproveite para se inscrever também no nosso curso completo de Blender.