Uma das notícias que deixou muitos artistas que faziam uso da Blender Game Engine mais tristes nas últimas semanas, foi o aviso da remoção dessa parte do software na versão 2.8. A Fundação Blender resolveu remover a BGE para conseguir acelerar o desenvolvimento do Blender 2.8.

Mesmo com o aviso de que o software irá retornar em um modo interativo, mas apenas em um estágio posterior trouxe um pouco de alívio para quem usa a ferramenta para criar jogos.

Mas, o que realmente vai revolucionar a maneira com que criamos jogos no Blender é a nova engine Armory 3D.

Essa é uma engine que funciona dentro do Blender e promete adicionar ferramentas e recursos para exportar jogos diretamente do software. Ela é de código aberto e não usa a mesma licença GPL do Blender, mas uma chamada zlib. A licença permite integrar o material gerado na engine com plataformas fechadas.

O que isso significa? Que você pode gerar jogos mobile para a Play Store e App Store direto do Blender!

Quer ver o Armory 3D em ação? Esse vídeo é um demo da plataforma.

O Armory 3D estava arrecadando fundos para financiar o desenvolvimento da sua primeira versão pública, e a meta foi alcançada alguns dias atrás. Em algumas semanas você já vai poder fazer testes no software, usando o próprio Blender 2.8.

Assim que a plataforma estiver totalmente funcional e disponível, aviso aqui no blog.

Aprenda a fazer jogos digitais

Quer aprender a fazer jogos digitais? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que podem ajudar você na criação de jogos: