As chamadas luzes IES são um recurso muito usado em projetos relacionados com visualização de interiores, principalmente quando o objetivo é simular luzes artificiais. Os perfis IES são pequenos arquivos de texto que os fabricantes de lâmpadas oferecem como referência para seus produtos.

Você pode usar esses arquivos de texto associados com uma luz em softwares 3d para simular o comportamento da lâmpada no render. Como resultado você acaba tento uma simulação muito realista do render.

O Blender Cycles já tem suporte para luzes IES por meio de um Add-on que precisa ser instalado de maneira independente ao software.

Agora no Blender 2.8 o Cycles terá a opção de uso para luzes IES de maneira nativa! O procedimento é muito simples.

Você primeiro ativa o uso de Nodes em uma luz. No Node Editor que foi renomeado para Shader Editor, você pode adicionar uma textura do tipo IES Texture.

Depois é só conectar o Node na sua luz usando um perfil IES externo ou que já esteja carregado dentro do Blender.

Esse é um passo importante para o Blender 2.8 se tornar ainda mais útil em projetos relacionados com visualização em arquitetura.

Por enquanto a textura só funciona no Cycles. Ao tentar acionar a ferramenta no Eevee o Blender trava. O que é normal já que o software ainda está em desenvolvimento.

Quer fazer o download do Blender 2.8 agora mesmo para testar? Basta visitar esse endereço.

Para já ir aprendendo como o software funciona você pode usar alguns dos nossos workshops no EAD – Allan Brito: