O Blender 2.8 está trazendo diversas novidades relacionadas com interface e recursos para os usuários do software. Uma das áreas que irá sofrer uma grande evolução no software, e que não está aparecendo tanto aqui no site é a parte de animação 2D.

Já é possível fazer muita coisa com os recursos relacionados à animação 2D no Blender com o Grease Pencil hoje, mas o Blender 2.8 irá adicionar ainda mais recursos nesse tipo de produção.

Os exemplos relacionados com animação 2D com Grease Pencil no Blender 2.8 já estão aparecendo na Web e você deve ficar empolgado(a) com as possibilidades.

Com esses novos recursos será viável trabalhar com o Blender em ambientes de produção voltados para animação 2D, fato que está atraindo diversas associações e estúdios especializados em animação.

Isso se reflete no recente apoio que a ASIFA Hollywood está oferecendo no desenvolvimento do Blender. Essa é uma sociedade em que todos os grandes estúdios de animação fazem parte. Eles agora são patrocinadores Titanium do Blender.

Claro que os benefícios não são apenas para os grandes estúdios de animação, pois a natureza aberta e gratuita do Blender irá proporcionar essas mesmas ferramentas para todos. Se você tem uma idéia para fazer animação 2D, o Blender pode ajudar.

Quer mais ainda? Um dos projetos relacionados com o Google Summer of Code desse ano já está prometendo levar o render do tipo NPR para outro nível. Já ouviu falar do LANPR?

É um novo render que será incluído no Blender que promete visualização em tempo real para imagens NPR. Os renders que não tem como objetivo o realismo.

O novo recurso promete revolucionar a visualização de projetos no Blender de maneira semelhante ao que fez o Eevee. Mas, voltado para render não realista.

Ainda não existem versões de teste para avaliar o uso do LANPR, mas assim que estiverem disponíveis compartilho no blog.

Comece a usar o Blender 2.8

Quer começar a usar o Blender 2.8 hoje mesmo? No EAD – Allan Brito você já encontra diversos workshops e treinamentos relacionados com o software: