Com as atualizações que devem aparecer nos próximos meses para o Blender 2.8 o software deve ganhar ainda mais importância no desenvolvimento de projetos. A área que vai receber um salto de qualidade e recursos é a da simulação de luzes artificiais.

Agora o Blender Cycles possui suporte para luzes do tipo IES na simulação de fontes artificiais, o que ajuda muito em projetos de iluminação. Esse é o caso de interiores com visualização noturna.

Quer um exemplo desse tipo de projeto?

Veja a simulação da iluminação realizada pelo artista chamado Kmurphy89 e compartilhada nos fóruns BlenderArtists.

Interior de hotel com Blender Cycles e luzes artificiais

O projeto apresenta diversos pontos de luz artificial que podem ser aproveitados de perfis oferecidos pelos próprios fabricantes. Por exemplo, você pode entrar no website da marca responsável pelas luzes e baixar os perfis IES de cada lâmpada.

Ao aplicar esses perfis nas luzes do Cycles, você terá uma simulação realista do projeto.

\Interior de hotel com Blender Cycles e luzes artificiais

É uma forma fantástica de apresentar para um potencial cliente como será a iluminação noturna de um ambiente. Seja você arquiteto(a) ou designer de interiores, o recurso pode ajudar muito na iluminação avançada de interiores.

O Blender 2.8 ainda está em desenvolvimento, mas você já pode usar perfis IES no Blender 2.7 com o uso de um Add-on gratuito.

Só para reforçar algo que muitas pessoas ainda desconhecem, o Blender é totalmente gratuito e de código aberto. Você pode fazer o download do software sem custo algum nesse endereço.

Se você quiser uma referência para conseguir usar o Blender em projetos de arquitetura e interiores como esses, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir alguns dos nossos cursos:

Quer algo mais completo? Usando o Blender COMPLETO, você tem um treinamento com mais de 700 vídeos sobre o Blender com descontos ultrapassando os 80%.