D-NOISE remove granulação de render no Blender com IA

Compartilhe o artigo!

Quando você começa a fazer qualquer tipo de renderização com o Blender ou outros softwares que façam uso de refinamento progressivo para gerar imagens, a granulação será o seu maior inimigo. Essa granulação pode ser removida com o aumento no número de interações (samples) para o seu projeto. Mas, isso acaba demandando muito tempo de processamento.

Já existem ferramentas como o Denoiser do próprio Blender que removem essa granulação por software, aplicando um pequeno desfoque na imagem.

Se você possui uma placa de vídeo da NVIDIA recente, pode usar um software gratuito chamado D-NOISE que usa inteligência artificial e aceleração por hardware para remover essa granulação.

O software funciona dentro do Blender! O video a seguir mostra um exemplo do D-NOISE funcionando na janela UV/Image Editor.

Com apenas 100 samples você consegue gerar imagens sem nenhum tipo de granulação! Se você já tem experiência com o Blender, sabe que usando essa quantidade de samples é praticamente impossível gerar imagens limpas.

A melhor parte é que o recurso é totalmente gratuito e pode ser usado não só para renders no Blender, mas qualquer tipo de imagem. Isso significa que até renders gerados em outros software podem usar o D-NOISE.

Como ele usa a tecnologia CUDA da NVIDIA, o recurso não é compatível com placas AMD.

Já mencionei que o software é gratuito?

Quer aprender a usar o Blender? O EAD – Allan Brito possui diversos cursos gratuitos básicos que podem ajudar.

Autor: Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.