No Blender você encontra um conjunto de ferramentas extremamente útil chamado de Add-ons que são o equivalente ao que temos em outros softwares como plugins. Esses Add-ons adicionam ou alteram a maneira com que o software trabalha para adicionar ou melhorar algumas de suas ferramentas.

Sempre que o Blender recebe uma atualização significativa como a versão 2.8, fica a dúvida sobre quais desses Add-ons podem eventualmente deixar de funcionar. Quando a notícia de que a API do Python iria sofrer uma grande atualização nessa versão foi divulgada, era quase certeza de que teríamos problemas com os Add-ons.

A grande maioria vai precisar de alguma atualização para que volte a funcionar sem grandes problemas na versão 2.8.

Quer saber quais dos Add-ons já estão funcionando? Essa lista criada pelos próprios usuários do Blender mostra alguns dos Add-ons que já foram adaptados para a versão 2.8.

Repare que a parte inferior da lista mostra alguns Add-ons que são pagos e demandam uma licença de uso ou compra para que você comece a fazer uso dos mesmos.

No Bender 2.8 já existem alguns Add-ons que acompanham o software, mas uma boa parte deles ainda não está funcionando totalmente. Por exemplo, ao acionar alguns Add-ons como o Archipack uma mensagem de erro aparece no console sempre que tentamos criar algo.

Se você depende desses Add-ons é preciso um pouco de paciência. Por enquanto, a melhor solução é usar a versão 2.79 para gerar as informações e depois abrir o arquivo “blend” direto na versão 2.8.

Quer começar a usar o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos sobre Blender que podem ajudar. Inclusive alguns dos nossos cursos gratuitos sobre diversos softwares.