Entre os recursos que sofreram grandes mudanças no Blender 2.8 está o sistema que ajuda na organização de cenas. Os chamados Layers não estão mais disponíveis na interface, e agora você encontra as coleções. Como elas podem ajudar você na organização de cenas?

Antes de mais nada, as coleções estão disponíveis na janela Outliner. Assim que você cria um arquivo novo, uma coleção padrão chamada “Scene Collection” é exibida.

Essa é a coleção padrão de todas as cenas no Blender 2.8. Dentro dessa coleção você pode perceber que estão a:

  • Câmera
  • Luz
  • Cubo inicial

Sempre que um novo arquivo for criado, você verá essa coleção padrão.

Como criar novas coleções?

Para criar novas coleções, basta clicar com o botão direito do mouse dentro do Outliner e escolher a opção “New”.

Se você quiser, pode alterar o nome das coleções dando o duplo clique sobre o nome de uma coleção existente. Essa era uma das limitações do sistema de layers em que você não tinha como atribuir nomes únicos para cada camada.

Como adicionar um objeto em coleções?

Existem diversas formas de adicionar objetos em coleções. Você pode clicar e arrastar um objeto.

Você também podem usar a tecla M na 3D View para mover um objeto selecionado para coleções existentes ou criar uma nova.

Coleções dentro de coleções

Entre as novidades das coleções está a possibilidade de trabalhar com sub-coleções. Basta arrastar uma coleção sobre o nome de outra para criar uma hierarquia.

Isso permite criar controles adicionais para sub-grupos.

Vantagens das coleções

Entre as vantagens em usar coleções está a maior flexibilidade em comparação com camadas e os controles adicionais para:

  • Exibir ou ocultar conteúdo
  • Desabilitar objetos apenas na 3D View
  • Bloquear a seleção
  • Excluir do render

Fora isso, ainda é possível adicionar as coleções como uma opção para passar conteúdo entre arquivos. Você pode acessar coleções dentro do Append e Link.

Aprenda a usar o Blender

Quer aprender a usar o Blender e todos os seus recursos? Visite o EAD – Allan Brito para conhecer o pacote Blender COMPLETO com mais de 30 cursos e 700 vídeos sobre Blender.