Na renderização de projetos com o Blender Cycles e também com o Eevee você vai perceber que existe um certo padrão para configurar os ambientes. Uma quase unanimidade entre os artistas que usam o software é a necessidade de usar mapas de ambiente com texturas em HDR. Isso ajuda muito na iluminação dos projetos.

Mas, algumas pessoas acabam discordando disso e fazem renders extremamente realistas sem aplicar esse tipo de textura. Veja o caso do artista chamado nooki, que compartilhou nos fóruns BlenderArtists um projeto de interiores sem o uso de mapas HDR.

Além de ser um excelente exemplo de interior para arquitetura usando o Blender, você ainda pode encontrar os ajustes usados pelo artista no projeto.

Ao visitar a página você vai perceber que ele faz uso de alguns recursos conhecidos para configurar a iluminação:

  • Luzes do tipo área nas janelas
  • Luz do sol alinhada com as aberturas
  • Recursos para melhorar a iluminação como o perfil filmic nos ajustes de cor

Tudo isso somado ajuda na criação de uma imagem limpa e que provavelmente acaba sendo renderizadas de maneira rápida. A ausência de um mapa HDR gera muito menos granulação no render, o que ajuda na criação da imagem.

Aproveite esse projeto para conhecer um pouco da técnica do artista e melhore suas habilidades em renders para interiores.

Quer aprender a usar o Blender e fazer imagens como essas? No EAD – Allan Brito você encontra cursos gratuitos sobre o Blender, além de outros mais avançados sobre Cycles e Eevee.