Os recursos necessários para fazer simulação de materiais e superfícies relacionadas com tecidos são bem consideráveis em softwares 3d. Existem até mesmo ferramentas especializadas nisso como é o caso do incrível Marvelous Designer.

Mas, ainda é possível trabalhar com tecidos e simulações realistas mesmo sem ter ferramentas especializadas. O Blender é perfeitamente capaz de criar esse tipo de simulação usando shaders internos.

Quer fazer o download de um material que simula tecidos? De maneira gratuita?

Um artista chamado Simon Thommes compartilhou na sua página do Gumroad o que pode ser uma ajuda significativa para criação de tecidos com Blender. O recurso se chama Knittr – Procedural Knitwear Shader e tem como objetivo simular malhas semelhantes a tricô no Blender.

O recurso usa sistema 100% procedural sem nenhum tipo de imagem associada para fazer a renderização de maneira muito mais rápida. A vantagem desse tipo de material é que você consegue fazer alterações usando apenas o painel do shader, sem a necessidade de alterar texturas.

Na própria página do Gumroad você encontra um vídeo de demonstração explicando como funciona o recurso.

Como fazer o download gratuito? Simples, basta informar como fair price o valor zero.

Segundo o autor do shader, existem versões próprias para uso no Blender 2.79 e também para o 2.80.

Quer aprender a usar o Blender com esse tipo de material? No EAD – Allan Brito existem cursos gratuitos sobre Blender, 3ds Max e diversos outros softwares. Basta se cadastrar para começar a estudar online.