Entre os objetivos dos artistas digitais que trabalham com visualização para arquitetura está a busca pelo realismo, seja com base em imagens para interiores ou exteriores. O realismo dos projetos também acaba sendo usado para simular situações reais relacionadas principalmente com iluminação.

Por exemplo, você pode pegar um ambiente que ainda está na fase de projeto para avaliar os ajustes e condições usadas para fins de iluminação. Qual a melhor posição e modelos de luminárias?

Para esse tipo de projeto é imprescindível o uso de perfis reais de luzes disponíveis no mercado. Os perfis IES são a melhor opção para esse tipo de situação.

Mas, o que é um perfil IES? É um pequeno arquivo de texto que descreve o comportamento de uma fonte de luz. Se você visitar os websites dos principais fabricantes de lâmpadas, a maioria oferece os perfis de seus produtos nesse formato.

Quer fazer o download de uma biblioteca gratuita com 80 mil desses perfis? Você não leu errado, são mais de 80 mil perfis de lâmpadas com fabricantes de todos os cantos do planeta.

O material foi organizado pelo artista digital chamado Ronnie Rodriguez e publicado na sua página do Gumroad. Você precisa estipular um preço justo antes de começar o download, mas colocando zero é possível fazer a cópia sem custo algum.

Como usar esse tipo de material? No Blender 2.80 você pode usar esse tipo de perfil diretamente no Cycles!

Quer aprender a usar o Blender e outros softwares para iluminar projetos em arquitetura? Use os cursos gratuitos do EAD – Allan Brito que abordam Blender e outros softwares.