Um dos recursos mais poderosos do Blender que pode deixar alguns usuários confusos nas primeiras vezes que usam o Blender é o editor de nós, que agora recebeu uma atualização no seu nome e se chama Shader Editor. Na versão 2.8 o Shader Editor é responsável por criar toda o o relacionamento entre os Nodes para materiais, texturas e composição.

Você quer um exemplo do que você pode fazer com esses Nodes? O artista Derek Barker compartilhou no seu Twitter um ajuste simples, que pode ajudar pessoas que precisam criar cores aleatórias para materiais no Blender. Seja com o Cycles ou Eevee.

O truque consiste apenas no uso de um Node ColorRamp como fonte da informação de cor para qualquer material. Assim que você criar o ColorRamp, será preciso criar as cores desejadas para usar um outro Node como base.

Ao aplicar o Random no Node Object Info você poderá fazer com que as cores escolhidas no ColorRamp sejam distribuídas de maneira aleatória.

Como resultado você terá objetos com cores aleatórias!

A melhor parte é que o ajuste funciona para o Eevee ou Cycles, sem nenhum tipo de perda para o material.

Quer aprender a usar o Blender e o seus ajustes de Nodes? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos gratuitos sobre o software, alguns até sobre materiais e texturas!