A simulação de oceanos ou grandes superfícies de água é sempre um desafio para qualquer tipo de renderizador, seja ele proprietário ou de código aberto. O Blender já possui uma poderosa engine capaz de simular os mais diferentes e complexos efeitos relacionados com líquidos.

Com o surgimento do Eevee as possibilidades e velocidade com que você pode criar simulações baseadas em fluidos aumenta de maneira significativa. Quer um exemplo? Veja essa animação publicada pelo REYES Digital Studio, em que eles mostram como fica a simulação de fluidos renderizada com o Eevee.

O material foi compartilhado no Twitter do estúdio e funciona mais como uma prova de conceito do que o Eevee pode fazer em termos de animação com física.

Só para lembrar que é provável que o render seja em tempo real, mas as animações e movimento do fluido no Blender precisa ser processado com antecedência.

Quem já precisou criar esse tipo de animação sabe que o Bake da física pode demorar tanto quando o render. Mas, pelo menos agora o render pode ser realizado de maneira instantânea.

Quer aprender a usar o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos gratuitos sobre o Blender, que podem ajudar você a começar com o software.