A manipulação de arquivos DWG é algo que está presente no cotidiano de todos os envolvidos com projetos de arquitetura ou engenharia. Em alguns casos você pode receber um arquivo DWG de clientes ou então encontrar uma referência online que é necessária para seu projeto.

Se você não tiver o AutoCAD instalado, será um grande desafio conseguir abrir e ler esse material em DWG. Mesmo que você siga nosso guia pra fazer o download gratuito do AutoCAD 2019, ainda existem restrições de uso.

Por esse motivo, resolvi criar um pequeno guia sobre como fazer a conversão de arquivos DWG sem precisar do AutoCAD. A conversão pode ser feita para formatos mais amigáveis como FBX ou OBJ.

Como converter arquivos DWG para FBX ou OBJ sem o AutoCAD?

Para conseguir fazer essa conversão de arquivos DWG para os formatos OBJ ou FBX, você vai precisar de dois softwares gratuitos. Esses softwares são:

Ambos os softwares são gratuitos e podem ser copiados de maneira rápida nos links acima.

Para conseguir transformar um arquivo DWG em OBJ são necessários quatro passos:

Passo 1: Converter o arquivo DWG para DXF

Isso é realizado com o ODA File Converter. Qual o motivo dessa conversão? Precisamos gerar um arquivo DXF para usar o conversor de arquivos FBX, pois ele não consegue manipular dados em DWG.

Abra o conversor e faça a configuração necessária pra gerar um DXF em formatos mais antigos como o 2012. Você precisa indicar a pasta de origem do DWG e a de destino para o DXF.

Isso é necessário pois o ODA File Converter trabalha com processamento em lote.

Passo 2: Converter o DXF para FBX

Agora que você possui um arquivo DXF é possível fazer a conversão para o formato FBX. Abra o Autodesk FBX Converter e configure o processamento do arquivo para gerar um arquivo FBX.

Você só precisa apontar o arquivo DXF e depois especificar o local do FBX.

Nesse ponto, você já pode aproveitar o arquivo no formato FBX em diversos softwares. Mas, podemos ir além do FBX e gerar um OBJ.

Passo 3: Converter o FBX em OBJ

Por qual motivo você poderia precisar de uma versão em OBJ? Algumas ferramentas 3D não suportam a importação de material em FBX, sendo o OBJ um formato universal aceito pela maioria dos softwares.

Ainda usando o Autodesk FBX Converter, você pode indicar um arquivo no formato FBX que será convertido em OBJ. A opção do OBJ só aparece se o arquivo de entrada for FBX.

Agora você conseguiu fazer a conversão de um arquivo DWG em OBJ sem o AutoCAD!

Conclusão

Como converter arquivos DWG para FBX ou OBJ sem o AutoCAD? A resposta é usando os dois softwares indicados no artigo. Ambos são gratuitos e devem estar na sua lista de recursos relacionados com CAD e desenho técnico.

Quer aprender a usar mais ferramentas semelhantes a essas? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos gratuitos relacionados com desenho técnico e CAD.