Apesar de termos diversas opções relacionadas com engines para jogos digitais como o Unity e a Unreal Engine, ainda é preciso ter em mãos uma plataforma para criação do material 3D que irá alimentar esses softwares. Nesse quesito o Blender é uma excelente opção para quem pretende trabalhar com jogos digitais.

Esse foi o caso do studio Monochrome que usou o Blender junto com a Unreal Engine para criar o jogo Singularity em realidade virtual. Todo o processo de criação visual foi realizado com o Blender, sendo a parte lógica do jogo organizada na Unreal Engine usando Blueprints.

Mas, como é o jogo? A proposta, segundo o estúdio, é criar um jogo de tiro em VR com elementos sci-fi. Melhor do que descrever é mostrar um vídeo do jogo em ação:

Além do Blender o estúdio usou em menor escala o Cinema 4D e também o Octane Render para alguns dos cenários. Mas, a maioria do projeto foi desenvolvida com o Blender para a parte visual e de animação.

O tempo de produção do jogo foi de um ano segundo os artistas envolvidos e tudo foi financiado por eles próprios.

Nesse artigo você encontra mais screenshots e detalhes do material, em inglês. O jogo pode ser conferido Steam, Oculus Store ou Viveport.

Quer aprender a usar o Blender ou a Unreal Engine para produção de jogos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos sobre o assunto, inclusive alguns deles gratuitos.