Quando você possui uma grande quantidade de quadros para renderizar é necessário fazer a gestão desses processos, para conseguir terminar os projetos no prazo. Nesse momento entram em cena os chamados gerenciadores de renderização.

Você já ouviu falar do OpenCue? Esse é um gerenciador de renderização usado na Sony Imageworks já faz 15 anos. É uma ferramenta desenvolvida internamente para fazer a gestão dos projetos relacionados com Render.

Agora todos podem começar a usar a mesma tecnologia em projetos pessoais ou comerciais, pois a Sony liberou o OpenCue como um projeto de código aberto.

Já é possível fazer o download dos executáveis e começar a fazer render distribuído usando essa mesma tecnologia. O recurso é mais útil para projetos relacionados com animação, pois ele faz o Render distribuído de quadros para múltiplas máquinas.

É possível estipular prioridades no Render e até mesmo fazer atribuição de acordo com o hardware dos computadores. Como o projeto foi lançado faz pouco tempo, ainda falta uma documentação mais extensa ou tutoriais.

Um dos aspectos positivos desse tipo de projeto é a possibilidade de ver o material implementado no Blender. Caso você não lembre, um dos shaders mais usados no Blender atualmente foi originário de projeto semelhante da Disney.

O Principled BSDF que funciona no Cycles e Eevee foi concebido como um projeto de código aberto pela casa do Mickey e depois incorporado ao Blender.

Quer aprender animação e render? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos gratuitos que podem ajudar entender animação e render.