Nos projetos em que o objetivo é exibir uma simulação de edificações, seja com foco no interior ou exterior, é muito comum encontrar a luz configurada para um dia de sol sem nuvens. Esse tipo de simulação é comum em peças publicitárias ou de divulgação para edificações.

O motivo da preferência é simples, a grande maioria das pessoas tem uma ideia melhor da volumetria do projeto nesse tipo de cenário. Mas, ainda assim podemos encontrar alguns bons exemplos de material que faz uso de iluminação noturna.

Foi o caso do artista Rio Suryonugroho que compartilhou nos fóruns BlenderArtists um projeto incrível de exteriores renderizado no Blender.

O projeto mostra diversas imagens de um lounge externo que foi chamado pelo artista de “Common Area”. Essa área apresenta grandes espaços abertos com vegetação e mobiliário próprio.

Um dos destaques desse projeto é o uso de uma iluminação mista. Como assim iluminação mista?

Basta observar as imagens renderizadas para conferir uma ambientação usando luzes naturais e artificiais.

Quer a melhor parte do projeto? Você encontra alguns dos ajustes e configurações usadas no render. Entre os ajustes disponíveis você encontra parâmetros como:

  • Gamma: 1.00
  • Exposure : 0.35 – 0.65
  • Look: Very High Contrast

Tudo isso no painel para gerenciamento de cores no Blender.

Quer aprender a usar o Blender para renderizar projetos com Cycles ou Eevee? No EAD – Allan Brito você encontra o Blender COMPLETO, que é o nosso pacote com:

  • +30 cursos
  • +700 vídeos
  • 400 horas de cursos com certificados

A vantagem do pacote é desconto sobre o valor cheio dos cursos. O desconto pode variar entre 80% e 90% do valor. Hoje mesmo está com 90%!