Na modelagem para arquitetura é muito comum que seja necessário fazer diversas verificações relacionadas com as dimensões dos objetos, para conferir se você está conseguindo seguir as medidas do seu projeto. Caso você escolha usar o Blender para fazer o modelo 3d, uma das opções mais comuns é exibir o comprimento das arestas.

Para quem está migrando do Blender 2.7x para versões mais recentes como o 2.8 o recurso pode parecer que foi removido, mas ele ainda está disponível.

Agora no Blender 2.8 você encontra um painel de opções chamado de Overlays, que agregam diversos recursos visuais que são usados na 3D View.

O painel com a opção “Edge Length” agora está nesse conjunto de opções.

Assim que você habilita o recurso, basta selecionar qualquer aresta do modelo 3d para que o Blender passe a exibir o valor da dimensão. Além disso, existe sempre a possibilidade de configurar o uso de um sistema de dimensões e unidades.

Ao escolher o sistema métrico, você passa a visualizar os valores já na escala metros com o símbolo “m” ao lado das dimensões.

Esse é um recurso muito importante para qualquer artista que pretenda trabalhar com modelagem 3d para arquitetura no Blender.

Quer aprender mais sobre o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra o Blender COMPLETO, que é o nosso pacote com mais de 30 cursos e 700 vídeos sobre o software. Nos cursos você encontra material sobre arquitetura, animação e diversos outros tópicos.