O Blender 2.8 apresenta para seus usuários e artista digitais um desafio sempre que você começar um projeto. Esse desafio está relacionado com a escolha do renderizador usado para gerar as imagens do seu projeto.

Quando é melhor usar o Eevee ou Cycles? Ambos os renderizadores são bem diferentes e apresentam características únicas. A melhor forma de comparar os dois é usando uma simples descrição:

  • Cycles: Excelente de realismo com longos tempos de render
  • Eevee: Bom realismo com render em tempo-real

Para resultados que buscam o máximo de realismo é sempre indicado usar o Cycles.

Quer ver um exemplo de projeto que faz uso do Cycles para esse tipo de propósito? Ao visitar esse link você pode conferir o projeto do artista digital Augusto Cezar que faz uso do Cycles para renderizar uma sala de estar.

O projeto faz uso de uma técnica muito conhecida entre artistas digitais que trabalham com Cycles. Você adiciona uma luz do tipo Area em cada uma das aberturas do projeto, e depois faz o ajuste da iluminação com uma cor sólida branca no plano de fundo.

Isso já é suficiente para conseguir ótimos resultados com o Blender Cycles para arquitetura.

Se você quiser ainda mais detalhes do projeto, o autor compartilhou uma imagem com alguns dos ajustes usados para renderizar essa imagem.

Quer aprender a usar o Blender para gerar imagens semelhantes? No EAD – Allan Brito você encontra o pacote Blender COMPLETO que mostra como aproveitar diversos recursos do Blender, inclusive o Cycles para arquitetura.

São mais de 30 cursos e 700 vídeos sobre o software com desconto para o valor cheio dos cursos individuais.