Os Blueprints são sempre motivo de discórdia entre os desenvolvedores de jogos que já possuem experiência com linguagens de programação baseadas em texto, mas o sucesso desse tipo de recurso na Unreal e também com o Playmaker no Unity fazem com que cada vez mais artistas se envolvam na criação de projetos solo sem a necessidade de estudar ou aprender a trabalhar com as linguagens. Na minha opinião você deveria saber usar os dois recursos e tirar proveito que for mais interessante em cada caso, seja com a velocidade de desenvolvimento dos Blueprints ou então no caso das linguagens a possibilidade de extender as funcionalidades dos softwares.

Além de permitir aproveitar uma organização mais visual da lógica dos jogos, você pode também fazer o download de alguns exemplos de Blueprints para aproveitar nos seus próprios projetos. Veja o caso desse controlador de grama feito totalmente usando Blueprints:

O objetivo desse Blueprint para grama é oferecer maneiras de controlar qualquer tipo de vegetação dentro da Unreal, por meio apenas de parâmetros gerados na própria interface. Existem mais de 60 parâmetros para controlar a maneira com que a grama é apresentada no projeto e até os efeitos atmosféricos como vento podem ser controlados. Até mesmo recursos de LOD (Level of detail) são usados no Blueprint!

Agora, que saber da melhor parte em relação a esse recurso? O artista que criou o Blueprint para grama disponibilizou ele de maneira totalmente gratuita! Sim, você pode fazer o download do material e aplicar nos seus próprios projetos de jogos ou visualização para arquitetura sem nenhum tipo de restrição.

Caso você não saiba, a licença para desenvolvedores da Unreal Engine é gratuita e você pode fazer o download do pacote de desenvolvimento sem custo algum. É necessário apenas se cadastrar. Você só precisa pagar alguma coisa se desenvolver um jogo, e o mesmo faturar mais de três mil dólares. Nesse caso você paga 5% em direitos pela engine.

Para projetos de visualização e design como arquitetura, não é necessário pagar nada independente do faturamento.

Desenvolvimento de jogos com a Unreal Engine

Ficou interessado em desenvolver jogos com a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com desenvolvimento de jogos com a Unreal Engine que ajudam você a criar os mais diversos tipos de produtos digitais com o software: