Uma das principais utilidades do Blender em processos de criação de jogos não é a produção do jogo em si, mas a modelagem de objetos que devem fazer parte do ambiente desse jogo em particular. Essa modelagem pode resultar em objetos 3d que são adicionados dentro do próprio jogo ou então a criação de sprites que sevarem de base para jogos 2D. O uso do software é muito comum pelo fato de ser gratuito e dos modelos 3d gerados com ele serem compatíveis com as principais engines do mercado, e sequer é necessário fazer nenhum tipo de conversão! O formato nativo do Blender é suportado na maioria das situações.

Entre os diversos exemplos de arte produzida para jogos com o software, está uma pequena cidade com diversas edificações em visão isométrica. Um artista chamado Duffy compartilhou nos fóruns Blenderartists uma série de modelos 3d (imagens) de edificações que foram criadas no Blender, e que são aproveitadas na produção de um jogo para Android e iOS. O objetivo dos artistas envolvidos era exatamente criar a arte necessária para o jogo, e deixar a parte lógica por conta de outra engine.

Modelagem para jogos

Na descrição do projeto o artista cita que o maior desafio foi criar versões diurnas e noturnas para os elementos do cenário. É necessário aplicar técnicas de modelagem especifícas para jogos e também arquitetura para chegar nesse resultado.

O material serve de inspiração e exemplo para muitas pessoas que gostariam de entrar no mercado de jogos, mas não sabem como começar. Com o uso do Blender e engines como Unity ou Unreal é possível iniciar com investimento zero em termos de software. Você pode aproveitar esses softwares e criar seus próprios jogos, e só precisará pagar pelas licenças ou direitos se o mesmo tiver algum faturamento.

No caso do Unity só depois de faturar cem mil dólares ou mais, e no Unreal é preciso pagar 5% de direitos depois de faturar três mil dólares.

Começando com modelagem para jogos

Quer começar a trabalhar com modelagem 3d para jogos no Blender ou outra ferramenta? No EAD – Allan Brito você encontra os seguintes cursos que podem ajudar você: