Os chamados curta-metragens de animação são para muitos artistas a porta de entrada no mundo das produções audiovisuais, e apesar de parecerem simples de criar, podem exigir muito de uma pequena equipe. Os projetos podem demandar um bom tempo de produção e investimentos relacionados com equipamentos e principalmente renderização.

Já tive a oportunidade de mostrar vários desses projetos aqui no blog, sendo que alguns deles são produzidos por apenas uma pessoa e leva anos para ficar pronto, e outros exigem pequenas equipes. Os projetos do Instituto Blender são os mais conhecidos entre os nossos leitores.

Hoje você poderá assistir a mais uma animação em curta-metragem produzida e dirigida por Daniel Martínez Lara, que é um dos responsáveis pela evolução do Grease Pencil no Blender. O artista acaba de publicar seu último projeto chamado Alike. Se você assistiu as demos de animações produzidas no Grease Pencil, deve lembrar dos personagens.

Essa animação em particular é totalmente em 3d e não faz uso dos recursos do Grease Pencil no seu resultado final. Antes de continuar falando sobre o projeto, assista ao vídeo completo da animação nesse link.

alike

Para os que tiveram a paciência de aguardar até o final, vão perceber que o Blender é bem referenciado no final do vídeo com os devidos créditos.

Pelos créditos finais também é possível perceber que uma pequena equipe participou da produção, e além do próprio artista citado no início do texto outras pessoas ajudaram no rigging, animação e sons. Foi um projeto que demandou anos de trabalho e uma incrível evolução. No blog do projeto você pode acompanhar diversos artigos e vídeos que explicam um pouco da produção do projeto. As datas mais antigas dos textos remontam até 2012.

Qual lição podemos tirar de um projeto assim? As animações desse tipo não nascem da noite para o dia. Você deve planejar e preparar bem todo o seu arsenal de idéias, e colocar tudo no papel. Só assim um projeto semelhante a esse poderá ser concluído em tempo hábil, e dentro do orçamento.

Animação com Blender

Quer aprender a trabalhar com animação no Blender? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer os diversos cursos relacionados com arte digital e animação usando o software. Você terá a oportunidade de aprender não só o Blender, mas também a criar roteiros para seus projetos de animação: